É, povo, chegou o momento: hoje é meu último dia como teen - pelo menos no sentido literal - nesse planeta. Amanhã completo duas décadas de existência, então vou mudar o foco dos posts desse blog. Daqui pra frente na pauta estarão economia, política, vinhos e queijos. A-h-a-m. Nessas horas bate de leve aquela síndrome de Peter Pan e você pensa "Mas 20 anos? Ser gente grande é chato!". Medo! Embora eu ache que a cada geração as pessoas assumam mais responsabilidades e mais cedo do que a anterior, portanto, vou respirar.
Anyway, desconsiderem o sentimentalismo fingido do parágrafo anterior e deem uma olhada na minha lista de filmes adolescentes favoritos (enquanto ainda posso apreciá-los... - HA - brincadeira).
5. Segundas Intenções (1999)
Baseado no livro "As Relações Perigosas", clássico francês do século XVIII, o filme traz a trama pra Nova York do fim dos anos 90. Recheada de intrigas, a história mostra a dissimulação de jovens da elite nova-iorquina que chegam a extremos fazendo seus joguinhos e destruindo reputações através de armações impensáveis. Famosíssimo pela sequência final embalada pelo som de Bittersweet Symphony do Verve, o filme conta com Sarah Michelle Gellar (no auge de Buffy), Ryan Phillippe e Reese Witherspoon (antes do casamento), entre outros. Definitivamente um clássico da nossa geração.
4. O Clube dos Cinco (1985)
É um filme basicamente sem trama alguma. É só um grupo de adolescentes que por alguma razão ficam de castigo no sábado de manhã na escola. Daí temos um integrante de cada panelinha: a paty, o atleta, o geek, o valentão e a autista. O valor do filme tá justamente na troca de experiências entre os cinco. Eles passam a ver que cada rótulo é só uma fachada e que são mais parecidos uns com os outros do que pensavam. Um filme extremamente franco com relação à adolescência e que passa longe dos clichés do gênero. Cultuado desde então, já teve referências em séries famosas como Gilmore Girls, Dawson's Creek (um episódio inteiro em homenagem) e Gossip Girl.
3. 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você (1999)
Dispensa explicações, né? Clássico é clássico! Quem não se lembra da famosa cena do "I Love You, Baby" na qual o finado Heath Ledger faz uma serenata bizarra no campo de futebol? Julia Stiles também muito foda estrelando no papel da anti-heroína inspirada n'A Megera Domada de Shakespeare, dando patada a torto e a direito. Ótimo filme estilo High School, cheio de falas hilárias e com trilha sonora rock adolescente rebelde.
2. Curtindo A Vida Adoidado (1986)
Até agora não acredito que só vim ver esse filme esse ano. Juro! Mesmo com todas as Sessões da Tarde dessa vida. A história toda se passa no dia em que Ferris Bueller decide matar aula mais uma vez pra se divertir por aí. Acompanhado por seu fiel escudeiro acanhado e sua namorada, Ferris vive os sonhos mais ousados de qualquer um que já gazetou uma aula. Sim, me refiro à cena do desfile dançando Twist And Shout. O filme além da curtição mostra toda a incerteza do adolescente quanto ao seu futuro e a suposta falta de diversão e tempo que ele trará. John Hughes comanda!
1. Juno (2007)
E finalmente honrando nossos anos 2000 temos Juno no primeiro lugar! Mais uma anti-heroína na lista, porque né, dane-se estilo Mandy Moore de ser! Juno é uma garota de 16 anos que engravida do melhor amigo. Após desistir do aborto, parte em busca de pais decentes pro bebê. Mas o legal do filme não é nem a história em si. Os diálogos é que são incrivelemente hilários e cheios de gracinha, transbordando a espontaneidade e a criatividade da adolescência (lembrando que levou o Oscar de melhor roteiro original). Pra completar temos a Ellen Page chutando traseiros e trazendo a Juno pra tela com um senso de humor do outro mundo, tornando cada fala e cada trejeito da personagem inesquecível. Enfim, se ainda não viu, baixe/compre logo!
Por hoje é só, povo! Não esqueçam dos meus parabéns amanhã!
Por hoje é só, povo! Não esqueçam dos meus parabéns amanhã!
O Clube dos Cinco e Juno ainda não assisti. Você os tem?
ResponderExcluirSabe, eu chorei quando anunciaram o falecimento de Heath Ledger... :-(
Julia Stiles fez mesmo uma interpretação fantástica... Sabe que o roteiro é um dos pontos que mais me chama atenção no filme "10 coisas que eu odeio em você", também?
Acho que me apaixonei por esse filme mais porque é uma adaptação de A MEGERA DOMADA, do meu querido Shakespeare... A propósito, Pádua é a cidade onde se passa esse conto... Pádua, aquela cidade da qual falei ontem, lembra? Pois é...
Não vou esquecer do teu niver amanhã, guri, aliás, eu vou assistir de camarote... Eu e mais 8 pessoas em especial!!!
PS: Passa no meu blog. Postei uma coisa para você.
Poxa, daí só assisti Juno e 10 coisas que odeio em você.
ResponderExcluirParabéns! Como é aí do outro lado? ainda me falta um mês, hahaha!