sexta-feira, 22 de abril de 2011

Girl Power Sobre Rodas!

Depois de Juno fiquei levemente obcecado pela Ellen Page. Como é que ela deu vida à uma personagem tão engraçada e interessante como aquela? Daí comecei a pesquisar sobre a atriz e tal e acabei esbarrando num filme dirigido pela Drew Barrymore que ela ia estrelar. Pois bem, o filme estreou (não em Manaus obviamente) há mais de um ano e meio e eu nem tinha me tocado. Acho que as gargalhadas que ecoaram pela casa ontem à noite ilustram melhor o quão divertido Whip It é (mais um pra série títulos escrotos em português: Garota Fantástica).

O filme narra a história de Bliss Cavendar, uma texana interiorana desajustada que, obrigada por sua mãe, participa de vários concursos de beleza. Durante umas compras em Austin, no entanto, Bliss acaba se inteirando de uma partida de roller derby que acontecerá em breve. Daí pra frente, a menina se apaixona pelo esporte e se depara com a difícil decisão: agradar aos pais ou correr atrás dos seus próprios objetivos. Daí você - assim como eu - se pergunta: WTF é roller derby???

Basicamente, o roller derby é um corrida de patins sobre um circuito oval. Dois times competem entre si e os jogadores principais - os jammers - devem ultrapassar os jogadores do time adversário a fim de marcarem pontos. Mas muito mais que uma simples corrida, o roller derby é essencialmente um show. As jogadoras vestem trajes coloridos e usam pseudônimos bad ass tipo Maggie Mayhem e Babe Ruthless. É um esporte de muito contato (leia-se 'muitas quedas e muita porrada') e passes ensaiados que levam os espectadores à loucura.


O roteiro de Whip It foi adaptado do romance original Derby Girl pela própria autora do livro. Acho que se mais autores começassem a fazer isso, teríamos adaptações bem melhores do que essas meia-bocas que a gente vê por aí. A trama se desenrola com bastante agilidade, alternando acertadamente entre a comédia das quedas do roller derby e das frases originais e o drama familiar de sempre seguir as regras dos nossos pais e buscar o que nós queremos pra nós mesmos no matter what. Tudo isso sempre ao som do bom e velho rock 'n' roll desde Ramones até Strokes.

Quer fugir desses besteróis americanos que têm essa ideia noiada de que filme pra jovem é filme de putaria? Pode assistir Whip It sem medo de ser feliz! Rasgue-se de rir com as inúmeras quedas e com a interpretação memorável do elenco praticamente inteiro feminino, que além da Ellen Page ainda conta com a própria diretora Drew Barrymore no papel de louquinha e Juliette Lewis de veterana fodona. Enfim, ótimo filme de estreia na direção da Drew. Espero que ela se mantenha nessa linha de comédia e drama simultâneas da vida cotidiana, porque né, tem coisa mais hilária/trágica do que nossa vidinha do dia-a-dia?

Nota: 9,5.
"Well, put some skates on. Be your own hero!"
*Trailer, IMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário