quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mochilão

Já há uma semana que o tempo está nublado nesta cidade. Já to desbotando de novo e voltando ao tom natural de pele. E me disseram que era primavera... humpf, sei. O jeito é ficar em casa vendo filmes, mas já tava cansado de ver sempre as mesmas coisas, então resolvi fazer uma maratona diferente dessa vez. Baixei 7 filmes, sendo um de cada continente. Fiz uma pesquisa não muito sistemática pelo IMDB e acabei escolhendo os seguintes países: Chile, Canadá, Noruega, Turquia, África do Sul, China e Austrália. Por motivos técnicos e de saúde infelizmente não pude ver todos, mas os 5 que eu consegui ver fizeram esse tour 0800 valer a pena.



Partindo da minha adorada América do Sul, minha viagem teve início no Chile. Bonsái (2011) conta a história de Julio, um escritor nos seus 30 anos que nunca realmente superou seu amor de faculdade, Emilia. A história está dividida em capítulos que alternam entre o presente e os flashbacks do relacionamento. O filme tem um ritmo mais lento que o normal, diálogos mais escassos, mas está cheio de símbolos, cenas íntimas bem atuadas e referências à literatura.
Comprei uma moto de segunda mão e fui subindo a América até chegar a Toronto, no Canadá. One Week (2008) trata de um jovem professor que descobre que tem câncer às vésperas do seu casamento. A notícia horrível acaba lançando-o numa jornada de autodescoberta numa motocicleta, atravessando o país de dimensões continentais. Achei o filme meio sessão da tarde no sentido de sensibilizar o espectador, mas ele tem uma narração engraçada e como "road movie" é uma grande homenagem às belezas do Canadá.


Deixei o Velho Mundo num voo transatlântico, troquei de avião em Amsterdã e finalmente cheguei à Noruega. Trolljegeren (2010) nos apresenta o furo jornalístico de três estudantes universitários que descobrem um segredo protegido pelo próprio governo: trolls de fato existem. O longa foi feito no estilo Bruxa de Blair, com a câmera na mão e interpretações mais naturais. Não diria que é um filme de terror porque mais ri do que senti apreensão. Os efeitos especiais foram até que bem feitos e me agradou muito conhecer um pouco mais do folclore nórdico. Devo dizer que foi minha viagem favorita do tour.

Peguei carona num balão e voei até a Turquia. Bir zamanlar Anadolu'da (2011) gira em torno de um grupo de policiais, acompanhados por um médico e um promotor, que busca um cadáver pra solucionar um crime. O filme tem tomadas bem longas (e meio arrepiantes), ritmo lento e vários diálogos sobre a morte, não oferece respostas fáceis e exige grande sensibilidade do espectador pra que penetre no universo proposto. Figura em várias listas de melhores filmes de 2012, vale a pena conferir num dia em que você estiver filosófico e paciente.

Infelizmente não consegui apanhar a caravana de camelos que me levaria da Turquia à África do Sul, mas no Estreito de Bósforo pude entrar clandestino num navio cargueiro que ia pra Austrália, por isso resolvi deixar a China pra outra oportunidade. The Loved Ones (2009) é um filme de terror que me fez rir ao mesmo tempo que me assustou. A menina rejeitada do colégio resolve se vingar de cada menino que se recusou a sair com ela. Imaginem só uma adolescente patricinha psicopata furando a cabeça do menino com uma furadeira. Hilário, não? Pelo menos pra mim.

Terminei meu tour na Austrália muito cansado e com saudades de casa. Assim, fiquei devendo uma pra África do Sul e pra China. Mas com certeza haverá novas oportunidades pra visitar esses países igualmente interessantes e muitos outros. Esse meu primeiro mochilão, no entanto, já ficou marcado pela dor no coração, pelo lindo interior do Canadá, pela caça aos trolls, pela autópsia de um cadáver e pelo baile de formatura mais aterrorizante da vida. Quem sabe o que o próximo me reserva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário