sábado, 26 de maio de 2012

Rua do Pulo, 21

Resenha flash. Essa história de escrever só sobre os filmes que me interessam mais profundamente me limitam muito e eu acabo só dividindo aqui esses filmes mais sérios em detrimento dos que a gente vê só pra se divertir ou só pra passar o tempo. Então, o filme de hoje é o 21 Jump Street, ridiculamente chamado de Anjos da Lei em português, comédia que eu descobri já há uns meses através das boas críticas no Rotten Tomatoes, site que eu recomendo muito pra quem precisa de uma opinião antes de ver um filme.

O longa foi dirigido por Phil Lord e Chris Miller (que dirigiram Tá Chovendo Hambúrguer, mas trabalham mais na TV) e conta com as atuações do Jonah Hill (o gordinho de Superbad) e do Channing Tatum (Querido John) como protagonistas. 21 Jump Street é o endereço de uma das divisões do departamento de polícia que trabalha com policiais de aparência jovem, cujo trabalho é infiltrar-se em operações criminosas dentro de colégios e faculdades. Assim, Schmidt (Hill) e Jenko (Tatum) vão parar numa escola de Ensino Médio pra tentarem encontrar o traficante que vem introduzindo uma nova droga sintética entre os estudantes.

O filme é baseado na série de TV homônima, exibida no fim dos anos 80, que revelou o Johnny Depp como ídolo teen da época. A propósito, ele até faz uma participação especial nessa versão cinematográfica desse ano. Mas anyways, o longa é um daqueles besteróis pra adolescentes e jovens adultos, com várias piadas de sexo e drogas. Os roteiristas, no entanto, têm plena consciência disso e aproveitam a oportunidade pra descontruírem alguns estereótipos que tanto desgastaram o "gênero". O retorno ao colégio por parte dos protagonistas se revela, portanto, como uma surpresa pros dois, já que a configuração da dinâmica social mudou significativamente desde a época em que eles mesmos eram estudantes. Os adolescentes cool agora não são mais os atletas e as cheerleaders, mas aqueles preocupados com o meio ambiente e interessados em arte. Claro que essa própria imagem se revela falsa durante a trama, mas esse desencontro entre a experiência passada e a situação atual é um motivo recorrente na história.

Enfim, 21 Jump Street é uma comédia recheada de brincadeiras imaturas e hilárias que valem bem os 109 minutos de risadas. A química entre os protagonistas funciona muito bem e fica fácil de entendemos por que o nerd se torna amigo do atleta quando os dois vão pra academia de polícia. Além disso, o compromisso mais solto com o estilo besteirol e a liberdade pra brincar um pouco com as suas regras fazem do filme uma diversão até que digna.

Nota: 8,5.


 "Fuck you, Glee!"

Um comentário:

  1. Realmente, vale a pena assistir pelas risadas... e achei a participação do Johnny Depp muito engraçada, apesar de curtíssima!

    ResponderExcluir