sábado, 17 de março de 2012

Dez Razões Para Se Ver Jogos Vorazes

#5 A Arena


Saindo da miséria do Distrito 12 e passando pelo luxo da Capital, chegamos finalmente ao lugar onde os Jogos Vorazes de fato se consumam. Segundo Katniss, os locais sobre os quais as Arenas são  construídas todo ano se tornam um verdadeiro destino turístico pros habitantes da nossa amada Capital. Lá eles podem fazer um tour pelas catacumbas, assistir à encenação de suas mortes favoritas durante os jogos e a comida, diz-se, é muito boa. Seja num deserto árido, numa montanha congelada, na floresta ou num descampado, a Arena é a materialização da dominação do governo de Panem, onde todas as suas câmeras de alta tecnologia captam os movimentos de todos os tributos no decorrer do grande evento.

É claro que, uma vez na Arena, os tributos não têm que lidar somente com os elementos da natureza. Na 74ª edição dos Jogos Vorazes, retratada no filme, eles ainda têm que sobreviver ao ataque de super animais geneticamente modificados, aos avançados lança-chamas escondidos na floresta e às mais variadas condições do tempo, tudo cortesia dos Idealizadores, os quais controlam diretamente o que lá se passa. Eles também não podem aloprar muito porque a parte preferida dos telespectadores da Capital ainda é o embate entre os tributos até a morte, mas, caso não haja muita ação, a produção pode muito bem criar uma rápida avalanche ou cortar o abastecimento de água ou até elevar a temperatura com apenas um clique de um botão.

Como no livro temos a percepção estritamente do ponto de vista da protagonista, não podemos presenciar várias das coisas que se passam nas outras partes da Arena, mas essa impossibilidade será vencida no filme, logo, teremos acesso a mais embates e veremos quais outras armadilhas os Idealizadores bolaram pra deixar os Jogos Vorazes mais interessantes. Nesse sentido, faço da Arena minha quinta razão pra se assistir o filme na próxima sexta-feira. E que a sorte esteja sempre a seu favor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário