O outro lado da moeda do post de ontem sobre o Distrito 12, é claro, é a Capital. Muito bem protegida por montanhas, sua localização foi o ponto chave de sua vitória e posterior dominação sobre os distritos. E justamente pra manter essa dominação e lembrar aos vencidos as dores da guerra é que eles promovem anualmente os Jogos Vorazes. Tanto que somente os adolescentes dos doze distritos é que são selecionados pro reality show, os jovens da Capital apenas os assistem de seus confortáveis lares high tech.
Os habitantes do centro político de Panem vivem numa sociedade movida pelo dinheiro, pelas aparências e pelo forte controle midiático. Através dos relatos da protagonista, os Jogos são um dos maiores eventos anuais da Capital, pois as apostas chegam a níveis estratosféricos e a grana rola solta na corrida pelo patrocício de adolescentes (chamados "tributos") que se digladiam até a morte - uns poucos pela glória, a maioria pelo instinto mais primitivo de sobrevivência. Ao mesmo tempo, os cidadãos comuns da Capital - em trajes extravagantes, pele, unhas e perucas coloridas - têm um assunto a mais pra discutir nos salões de beleza e nos consultórios de cirurgia plástica, afinal, qual tributo é o mais bonito e mais simpático? Nesse sentido, os órgãos responsáveis pela transmissão dos Jogos Vorazes manipulam os acontecimentos dos jogos pra que os próprios espectadores não sintam pena ou mesmo se revoltem contra a barbárie de um programa desse estilo.
Por isso, super "jornalistas" da Capricho, os looks bizarros e os vestidos lindos da Capital só acentuam a diferença brutal de um país que, mesmo a séculos do nosso tempo, ainda reflete problemas que ainda hoje vivemos. E só o fato de vocês prestarem mais atenção em detalhes tão fúteis como esses já é justificativa mais do que plausível da real preocupação da autora em questionar o modo como hoje nos portmamos com a ditadura da beleza e dos esterótipos. Ler matérias RIDÍCULAS como ESTA só me dão mais energia pra lançar na net algo com pelo menos um pouquinho mais de conteúdo, já que não é sempre que séries tão boas como Jogos Vorazes, as quais tratam de temas tão importantes de forma tão sensível, chegam a ter o destaque que tem hoje. E que a sorte esteja sempre a seu favor!


Nenhum comentário:
Postar um comentário